quarta-feira, abril 30, 2008

Albert Hofmann, pai do LSD, morre na Suíça aos 102 anos

da Folha Online

Albert Hofmann, pai do alucinógeno conhecido como LSD (sigla para dietilamida do ácido lisérgico, em inglês), morreu nesta terça-feira, aos 102 anos.

Hofmann morreu em sua casa, na cidade de Basel, vítima de um ataque cardíaco, afirmou Rick Doblin, presidente da Associação Interdisciplinar de Estudos da Psicodelia, em uma notícia postada no site da instituição.

Hofmann, que nasceu em 1906 na cidade de Baden, descobriu o LSD em 1943, quando trabalhava nos laboratórios Sandoz, atualmente parte do grupo farmacêutico Novartis.

"Eu tive de deixar o trabalho e ir pra casa porque fui acometido por uma repentina sensação de desconforto e uma leve vertigem", escreveu em um relatório, ao falar sobre sua primeira experiência com a droga.

Ele realizava experiências para desenvolver um estimulante circulatório e respiratório, quando descobriu a droga. Ele foi cobaia de sua própria descoberta.

"Tudo o que eu via estava distorcido como em um espelho ondulado", afirmou, lembrando de seu retorno para casa. Três dias depois de sua primeira experimentação, Hofmann aumentou a dose e acabou em uma alucinação traumática, conhecida como "bad trip" (viagem ruim, em inglês).

Hippies


O LSD é uma droga com efeitos alucinógenos e foi a mais consumida dentro do movimento hippie nos anos 60. Depois disso, acabou sendo proibida e perdeu popularidade até os anos 90, quando voltou timidamente à tona entre os fãs de música eletrônica.

"Trata-se de um produto muito especial que atua na consciência, que é, afinal de contas, o que nos distingue dos animais", afirmou o químico, acrescentando que sob os efeitos do LSD, "vemos, ouvimos e sentimos de forma diferente e intensa, mesmo com uma dose ínfima".

Hoffman sempre defendeu sua descoberta. "Eu produzi a substância como um remédio.. não tenho culpa se as pessoas abusaram dele", disse.

Entre 1947 e 1966, a Sandoz manufaturou o LSD em cápsulas e ampolas para utilização médica em tratamentos psiquiátricos e neurológicos, mas adquiriu uma má reputação por abusos em seu consumo --o que resultou no fim da produção.

Em declarações à imprensa de seu país, na ocasião de seus cem anos, Hofmann confessou não estar surpreso pelo fato de ter entrado para a história apenas por causa do LSD, apesar de ter feito outras descobertas.

quarta-feira, abril 23, 2008

Tremor foi o maior em São Paulo desde 1922

Tremor foi o maior em São Paulo desde 1922

Ondas de choque se propagaram em dois minutos e atingiram todos os bairros da capital; abalo, às 21h48, atingiu 5,2 graus

Epicentro foi em alto-mar, em São Vicente, a 270 km de SP; outros tremores parecidos podem ocorrer nos próximos dias, diz especialista

DA REPORTAGEM LOCAL

Um terremoto de 5,2 graus na escala Richter aconteceu ontem às 21h e 48 segundos na costa do Estado de São Paulo e, depois de se propagar em ondas de choque durante dois minutos, atingiu todos os bairros da capital paulista, boa parte do Estado, além do Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina.
O chefe do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília, Lucas Vieira de Barros, admitiu a hipótese de que outros tremores, de intensidade parecida, aconteçam nos próximos dias: "Em geral a sismicidade se mantém por um período mais longo, até o reacomodamento do terreno."
Em geral, tremores dessa ordem de magnitude provocam no máximo pequenos danos em edifícios. Até a conclusão desta edição, não havia relato de pessoas feridas.
"Em termos mundiais, os 5,2 graus na escala Richter são apenas uma magnitude moderada, mas em termos de Brasil, o abalo foi expressiva", afirmou Vieira de Barros, em relação ao terremoto de ontem à noite. Em 1922, outro tremor de mesma magnitude foi registrado em São Paulo. Nunca a cidade foi chacoalhada por terremoto mais intenso.
O epicentro do tremor foi em um ponto em alto-mar localizado a uma distância de 215 km de São Vicente e a uma profundidade estimada de 10 km, segundo os sismógrafos do US Geological Survey, órgão do governo dos Estados Unidos que monitora desastres naturais. Em relação à cidade de São Paulo, o epicentro estava a 270 km. O terremoto foi sentido em um raio de 300 a 400 km a partir do epicentro.
Bombeiros dos municípios da Grande São Paulo receberam milhares de telefonemas logo após o tremor. Eram pessoas assustadas, que queriam entender o que havia ocorrido.
O tremor no epicentro durou fração de segundos, mas as vibrações geradas por ele prolongaram-se por cerca de seis segundos e foram sentidas principalmente por pessoas em andares mais altos de edifícios.
"Foi um grande susto. Eu nunca tinha passado por isso antes. O sofá mexeu, a persiana começou a bater, minha vizinha veio para cá correndo. O prédio foi para a direita e para a esquerda várias vezes", disse Patrícia Barboza, 37, que mora no sexto andar de um edifício de oito andares no Butantã (zona oeste de São Paulo).
Segundo o cientista Vieira de Barros, o terremoto foi causado por movimentos na camada tectônica em que se apóia o continente sul-americano. "Foi uma liberação de energia na forma de onda sísmica", disse o pesquisador, ontem à noite, de seu laboratório.
Para Vieira de Barros, o Brasil vem assistindo ao que chama de "recrudescimento sísmico", o que explicaria a ocorrência, por exemplo, de vários terremotos iniciados neste ano em Sobral (Ceará), com amplitudes de até 3,9 graus, e em dezembro do ano passado em Itacarambi (Minas Gerais), com 4,9 graus na escala Richter. Este último tremor causou a morte de uma menina de cinco anos (cada grau a mais na escala Richter significa abalo com intensidade 30 vezes maior ao do grau anterior).
O pesquisador da Universidade de Brasília explica que esses tremores em território brasileiro, normalmente inerte em termos sísmicos, provavelmente decorrem de um longo ciclo de acumulação de energia em falhas geológicas ativas. É como se uma camada de terra "empurrasse" outra até que esta trincasse. Essas trincas são os terremotos, que se vão repetindo até a reacomodação das camadas geológicas.
Segundo o professor Marcelo Assumpção, do Instituto Astronômico e Geofísico da USP, o fato de o epicentro localizar-se no oceano não autoriza "de maneira alguma" temores a respeito de tsunamis.
"A intensidade do tremor paulista foi insignificante, a movimentação dissipou-se rapidamente. Nada que se compare ao terremoto que gerou o tsunami", diz Assumpção. Na Tailândia, em 2004, o terremoto teve 9 graus na escala Richter. "Nem uma onda sequer foi gerada pelo terremoto desta noite", afirma o pesquisador.
Segundo o professor George Sand de França, do Observatório Sismológico da UnB, já ocorreram no país cinco terremotos de magnitude maior do que o tremor de ontem à noite e dois com os mesmos 5,2 graus. O terremoto mais forte que ocorreu no Brasil foi em 1955, com 6,2 graus na escala Richter, e balançou a localidade de Portos Gaúchos, no Mato Grosso. O professor explica que, de dez em dez anos, ocorre um terremoto desta intensidade no Brasil.
(LAURA CAPRIGLIONE, MÁRCIO PINHO, RICARDO WESTIN, JOÃO PEQUENO e RAFAEL GARCIA)

Juiz solta hackers, mas exige que leiam obras clássicas

Jovens acusados de roubar senhas pela internet terão de apresentar resumo à Justiça

Primeiras obras são de Graciliano Ramos e Guimarães Rosa; juiz também os proibiu de freqüentar casas de prostituição e lan houses

KÁTIA BRASIL
DA AGÊNCIA FOLHA, EM MANAUS


Para conceder liberdade provisória a três jovens detidos sob a acusação de praticar crimes pela internet, um juiz federal do Rio Grande do Norte determinou uma condição inédita: que os rapazes leiam e resumam, a cada três meses, dois clássicos da literatura.
As primeiras obras escolhidas pelo juiz Mário Jambo, 49, foram "A hora e a vez de Augusto Matraga", conto de Guimarães Rosa (1908-1967), e "Vidas Secas", de Graciliano Ramos (1892-1953).
Os acusados Paulo Henrique da Cunha Vieira, 22, Ruan Tales Silva de Oliveira, 23, e Raul Bezerra de Arruda Júnior, 30, foram liberados no dia 17, após nove meses presos por envolvimento na Operação Colossus, da Polícia Federal. A operação, deflagrada em agosto de 2007, investiga uma suposta quadrilha que roubava senhas bancárias pela internet. Foram cumpridos 29 mandados de prisão no Rio Grande do Norte, São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e Paraíba.
Ao conceder a liberdade provisória aos três jovens, o juiz listou 12 condições, como não freqüentar casas de prostituição, lan houses e salas de bate-papo virtual. Jambo, que há três anos atua como juiz federal, disse que a Justiça precisa sair da "mesmice".
Três condicionantes se relacionam à educação dos acusados: freqüentar instituição de ensino, comprovar presença e aproveitamento nas aulas, ler e resumir os textos indicados.
Os três rapazes aceitaram as condições e já estão soltos. Como os jovens são peritos em internet, o magistrado determinou que os relatórios sobre as obras deverão ser feitos pelos jovens de próprio punho.
Sobre a escolha das obras de Ramos e Rosa, o juiz destacou o caráter educativo. "Nada como ler um "Vidas Secas" para perceber o que é vida dura, o que é necessidade de dinheiro."
Segundo Jefferson Witame Gomes Júnior, advogado de Oliveira, seu cliente ainda não se matriculou na faculdade, mas já comprou os livros. "a decisão [judicial] foi uma forma de integrá-los à sociedade e uma redenção, porque já não há educação no Brasil. Uma decisão dessas favorece jovens a utilizar a inteligência para fins positivos."

terça-feira, abril 15, 2008

América Latina se divide por causa da droga

Os governos compartilham o objetivo de acabar com o narcotráfico, mas divergem sobre a questão do consumo

Jorge Marirrodriga
Em Buenos Aires


Enquanto a América Latina vive uma situação que os especialistas em combate ao narcotráfico qualificam como "hiperprodução de drogas", dois países anunciam mudanças em suas políticas.

O governo argentino se prepara para não processar penalmente os consumidores, e a Jamaica, o maior produtor de maconha do Caribe, estuda a legalização da planta. Sobre a mesa está novamente o dilema entre permissividade ou tolerância zero para abordar o problema da droga.

As plantações de folha de coca se multiplicaram na América do Sul, onde ocorre um choque entre as convenções da ONU - que consideram a produção como sendo proibida - e a doutrina oficial de governos como o boliviano, que reivindica a planta como parte da cultura indígena.

Atualmente há 32 mil hectares de plantações de folha de coca na Bolívia, cerca de 55 mil hectares no Peru e outros 90 mil na Colômbia. Para obter um quilo de cocaína pura são necessários 365 quilos de folha seca boliviana ou 1.000 quilos de folha verde colombiana. E a produção da droga disparou. "Em áreas da Bolívia onde não há nada de milho encontram-se máquinas trituradoras de milho. Para quê? É claro que para triturar a folha de coca", explica uma autoridade argentina.

A oferta fez com que países que antes eram de trânsito da droga para os Estados Unidos ou a Europa se transformassem em novos mercados de consumo e centros de fabricação. A Argentina é um exemplo. De fato, é o país sul-americano com maior consumo entre estudantes de nível secundário. Além disso, apareceu a pasta-base de coca (PBC ou "paco"), uma droga barata e viciante elaborada a partir dos restos da produção de cocaína.

Um caso semelhante é o do Brasil, embora nesse país o narcotráfico esteja organizado e seja capaz de pôr em cheque as duas principais cidades do país, São Paulo e Rio de Janeiro.

Os governos da região compartilham o objetivo de acabar com o narcotráfico, mas encontram-se divididos na hora de enfrentar o problema do consumo. O Chile, maior consumidor de cannabis da região - o maior produtor é o Paraguai -, endureceu sua legislação para perseguir não só o narcotráfico, mas também o microtraficante, o último elo da cadeia. O problema é que muitas vezes o microtraficante também é um consumidor que vende drogas para sustentar seu vício.

O Brasil, por sua vez, mobiliza regularmente o exército nas favelas - transformadas em feudos dos narcotraficantes - em operações que geram grande polêmica. A Argentina considera que processar penalmente os consumidores é uma perda de tempo e de recursos públicos que podem ser empregados contra o narcotráfico em grande escala. No Uruguai, ganha espaço a corrente de descriminalização do consumo em médio prazo.

Enquanto isso, no norte, o ministro da Saúde mexicano, José Ángel Córdova Villalobos, se opôs totalmente à legalização, mas salientou que os viciados "são doentes, e não criminosos, e devem ser tratados por esse sofrimento". Córdova reconheceu que a prisão é o lugar "menos indicado" para a reabilitação dos dependentes.

O anúncio feito pela Argentina causou grande polêmica no país, onde 75% da população são contrários à descriminalização do consumo de drogas. Outras vozes apóiam a proposta do governo, afirmando que a medida não aumentará o consumo e que é o caminho percorrido pela Europa nos últimos dez anos. Com todo tipo de argumentos a favor e contra, o debate está aberto no continente.

domingo, abril 13, 2008

Nascimento tardio

ATENÇÃO DADA À CRIANÇA COMO SER ÍNTEGRO DOS PONTOS DE VISTA SOCIOLÓGICO E PSICOLÓGICO TEVE SEU INÍCIO NO SÉCULO 18, COM ROUSSEAU


RENATO MEZAN
COLUNISTA DA FOLHA


Uma das reações ao assassinato de Isabella Nardoni -a precipitação da imprensa, de certos investigadores e até de membros do Judiciário em acusar o pai da menina- incita a refletir. Por que tanta pressa para encontrar um culpado, infringindo o elementar direito desse homem à presunção de inocência e eventualmente a um julgamento justo?
E isso apesar do precedente da Escola Base, no qual os adultos suspeitos de abuso sexual contra um menino se mostraram inocentes.
É natural que tragédias suscitem comoção pública: alguns leitores talvez se lembrem de incêndios como os do Andraus e do Joelma, e, mais recentemente, o tsunami, o furacão Katrina, o acidente da Gol também despertaram revolta e solidariedade.
Mas nem toda tragédia é um crime: casos como o de Isabella, como o de mães que tentam matar seus bebês indesejados, provocam uma repulsa mais profunda porque põem em jogo a crença na naturalidade dos sentimentos familiares.
Se hoje a violência contra crianças nos parece particularmente hedionda, convém lembrar que essa é uma atitude recente. Durante séculos, ela foi aceita como legítima, quer no interesse da própria criança (castigos físicos como parte da educação do caráter, por exemplo), quer no dos pais (abandono de filhos ilegítimos na "roda dos enjeitados") ou da sociedade (infanticídio eugênico em Esparta, assim como em certas tribos indígenas e africanas).

Direito de vida e morte
O princípio que justificava tais práticas era bem expresso na Lei das Doze Tábuas: "O pai tem direito de vida e morte sobre seus filhos, assim como de os vender" (tábua 5, 2).
A mesma regra vale em inúmeras sociedades antigas e mesmo atuais: como prova da sua fé, Jeová exige de Abraão que sacrifique Isaac; como não há alimento para todos os membros da família, João e Maria são enviados para morrer na floresta; Édipo é abandonado no monte Citerão devido à profecia segundo a qual mataria seu pai; repetindo o faraó, Herodes manda matar os meninos judeus para evitar que um deles se torne o salvador do povo; bebês do sexo feminino são assassinadas na China porque o único filho permitido pela lei deve ser menino -os exemplos encheriam toda esta página.
Foi com a idéia cristã de um Deus menino que começaram a surgir práticas mais respeitosas para com as crianças, como a educação dos abandonados nos mosteiros medievais. Mas a categoria psicológica e sociológica da infância é recente: data do século 18 (Rousseau).
A percepção de que os pequenos seres humanos têm características emocionais e intelectuais distintas daquelas dos adultos levou à criação da "nursery", com seus brinquedos e jogos, e de histórias próprias para eles: primeiro, as de Hans Christian Andersen, depois as de fada, até chegarmos aos desenhos animados; o primeiro longa-metragem do gênero, "Branca de Neve", retoma a história de uma garota cuja morte é desejada.

Crença na pureza
Essa evolução dos costumes produziu a crença na "inocência" e na "pureza" da criança, em particular no que se refere à sexualidade.
As descobertas psicanalíticas mostram que as coisas são um pouco diferentes, mas é importante frisar que elas não invalidam a dimensão jurídica da proteção aos menores: o pequeno é mais fraco do que o grande, e, portanto, o crime contra ele é considerado mais grave que o praticado entre iguais.
Já a lei romana prescrevia: "O tutor que agir com dolo será destituído com infâmia e pagará em dobro o prejuízo causado" (tábua 7, 11). O que é condenado aqui é o abuso de confiança, que, além de ser um delito, é também uma transgressão aos princípios da ética.
Um marco histórico na percepção de que a criança é sujeito de direitos foi a Declaração dos Direitos adotada sobre ela pela ONU em 1959, base para o nosso Estatuto da Criança e do Adolescente, que, apesar de algumas falhas, é uma boa lei.
O fato de ela ter "pegado" mostra que a sociedade brasileira está disposta a cuidar melhor das novas gerações e a punir os que agirem de modo contrário -e isso é um avanço civilizatório.

Situações intoleráveis

Prova disso é que situações que há poucas décadas deixavam as pessoas indiferentes ou apenas suscitavam protestos da boca para fora, como a exploração do trabalho infantil, são hoje tidas por intoleráveis.
A esses dados de ordem sociológica e política o psicanalista pode acrescentar que o abuso sexual, a pedofilia, a brutalidade na punição, o infanticídio não nos chocam apenas porque ofendem o princípio da proteção ao mais fraco, mas também porque mobilizam ansiedades infantis à ameaça representada pelo adulto (bruxas, ogros).
Além disso, há a angústia diante da possibilidade de que venhamos a ter tais desejos e idéias -ou, pior, a praticar tais atos, que correspondem a fantasias inconscientes mais difundidas do que gostaríamos de acreditar.

Exorcismo
Demonizar o pai de Isabella pode ter a função de exorcizar algo que tememos, porque inconscientemente também desejamos -a possibilidade de prejudicar, pouco ou muito, os pequenos que dependem de nós. Já o sabia o profeta Jeremias: "Os pais comem uvas verdes, e os dentes dos filhos apodrecerão?" ("Jeremias", 31:29).
RENATO MEZAN é psicanalista e professor titular da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Escreve na seção "Autores", do Mais! .