domingo, abril 19, 2009

Pai tenta vender atriz de "Quem Quer Ser um Milionário?"

da Folha Online

O pai da atriz Rubina Ali, 9, que interpretou a personagem Latika quando criança no filme vencedor do Oscar "Quem Quer Ser um Milionário?", está tentando vender a menina, informa o site de notícias britânico "News of the World".

A informação foi passada pelo pai da atriz após a reportagem se identificar como um suposto interessado na compra da criança.

De acordo com a reportagem, para fugir da pobreza na Índia, o pai da atriz quer vendê-la por 200 mil libras (cerca de R$ 647 mil). "Preciso pensar no que é melhor para mim, minha família e para o futuro de Rubina", disse o pai da criança para a publicação.

O pai de Rubina, chamado Rafiq, ainda tentou culpar os empresários de Hollywood por o forçarem a colocar a menina à venda. "Não ganhamos nada com esse filme", declarou.

De acordo com a reportagem, a quantia pedida por Rafiq atualmente representa quatro vezes o valor inicial. "Essa criança é especial agora. Ela não é uma criança qualquer, é uma criança vencedora do Oscar", afirmou.

Para o "News of the World", o pai da menina está desesperado para vendê-la. Para ele, a venda da criança representa a fuga de sua família de uma favela de Mumbai.

sexta-feira, abril 17, 2009

The Pirate Bay

Uma corte de Estocolmo, na Suécia, condenou a um ano de prisão os quatro fundadores do The Pirate Bay (TPB), o mais popular site de compartilhamento de arquivos do mundo, nesta sexta-feira.

Frederik Neij, Gottfrid Svartholm Warg, Carl Lundstrom e Peter Sunde foram considerados culpados da acusação de violar leis de direitos autorais, e ainda foram condenados a pagar uma indenização de 30 milhões de coroas suecas (aproximadamente US$ 3,55 milhões) por perdas e danos.

O dinheiro irá para várias empresas da indústria do entretenimento, como Warner Bros, Sony, EMI e Columbia Pictures.

Apesar da condenação, Sunde disse, em uma nota no site de comunicação instantânea Twitter, que "nada vai acontecer com o TPB, isto foi apenas um grande teatro para a imprensa".

Ele conta ainda que soube na noite de quinta-feira que "havíamos perdido". "Agora até veredictos ficam conhecidos antes de serem divulgados oficialmente."

"Sem princípios"

Em uma entrevista à BBC, John Kennedy, diretor do departamento de indústria da Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI, na sigla em inglês), disse que a sentença obtida na Suécia traz uma mensagem clara.

"Esses caras não agiram com princípios. O que queriam era forrar seus próprios bolsos", afirmou. "Não há nada de mérito no comportamento deles."

"O Pirate Bay provocou danos imensos e multa que eles foram condenados a pagar não chegam nem perto de ser uma compensação", disse Kennedy.

"Havia uma ideia geral de que fazer pirataria é OK e que a indústria fonográfica deveria simplesmente aceitar isso. Mas este veredicto vai mudar essa situação", concluiu.

O Pirate Bay foi fundado em 2003 pela organização anti-direitos autorais Piratbyran, mas nos últimos cinco anos, ele passou a ser administrado por indivíduos.

Através do site, milhões de arquivos são trocados a cada dia entre internautas.

Os servidores do Pirate Bay não hospedam conteúdos de direitos autorais, mas sim links para arquivos de vídeo e música mantidos nos computadores de seus usuários.

No início da semana, os quatro rapazes disseram que iriam recorrer da sentença caso fossem condenados.

terça-feira, abril 14, 2009

domingo, abril 12, 2009

Erupção de vulcão pode afetar fauna nas ilhas Galápagos

da France Presse, em Quito

A erupção do vulcão Fernandina, situado em uma ilha homônima do arquipélago de Galápagos, que aconteceu neste sábado (11), pode afetar a fauna local, há três décadas Patrimônio Natural da Humanidade, informou o Parque Nacional Galápagos (PNG).

"É provável que as iguanas terrestres e marinhas e outras espécies de fauna marinha, como lobos, vejam-se afetadas por esse acontecimento, considerando-se que a lava está chegando ao mar", anunciou o organismo em um comunicado.

O Fernandina, de 1.476 metros de altura, é o vulcão mais a oeste do arquipélago e está em uma região desabitada, embora a ilha em que se encontre abrigue espécies de flora e fauna protegidas.

A população mais próxima ao vulcão é Puerto Villamil, a cerca de 90 quilômetros de distância, que é a capital da ilha Isabela.

quinta-feira, abril 02, 2009

Após 72 anos, novela mais antiga do mundo chega ao fim

NOVA YORK (Reuters) - A novela mais antiga do mundo, "Guiding Light", exibirá seu capítulo final em setembro na CBS devido à forte queda em sua audiência, finalizando uma era de 72 anos iniciada no rádio. A informação dada nesta quarta-feira é da CBS.

O programa matinal foi transferido da rádio NBC para a televisão CBS em 1952. Durante sua trajetória, conquistou 69 prêmios Emmy.

O Guinness, livro dos recordes, considera a "Guiding" como o drama mais antigo da TV. Mais de 15.700 episódios terão sido transmitidos quando seu último capítulo for exibido, no dia 18 de setembro.

"'Guiding Light' alcançou um marco na história da televisão que nunca será alcançado; cruzou meios, adaptou suas histórias à décadas de mudanças sociais e se pôs entre gerações de audiências como nenhuma outra", disse Nancy Tellem, presidente da CBS Paramount Network Television Entertainment Group.

"Estamos trabalhando duro para encontrar uma nova casa para a novela, e estamos explorando todas as opções para seguirmos dando aos nossos leais fãs os personagens e histórias que eles amam", disse Brian T. Cahill, vice-presidente e diretor-executivo da TeleNext Media, que produz a série.

(Reportagem de Michelle Nichols)